Quando falamos da palavra Capital, pensamos em valores, em recursos. Na empresa a palavra capital é representada pelo conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para iniciar suas atividades. Este capital pode ser dinheiro, imóveis, veículos, promissórias a receber, etc.
O Capital é de extrema importância quando se deseja abrir uma empresa, ele será o recurso inicial para a sua constituição e formação, podendo ser composto de capital de terceiros quando constitui a parte da empresa que deve a terceiros e capital próprio que poderão ser originados de duas fontes: recursos do proprietário sendo denominado de capital inicial e o capital proveniente do crescimento da empresa que seriam os lucros, e futuramente esses lucros seriam transformados em reservas.
O Capital Intelectual é o conjunto de informações e conhecimentos encontrados nas organizações, onde agregam ao produto e/ou serviços valores mediante a aplicação da inteligência, e não do capital monetário.
Devido a sua grande representatividade nas empresas o Capital Intelectual não deve ser subestimado e nem utilizado de forma ineficiente, acarretando em um gerenciamento ineficaz mas, investido, incentivado para assim trazer à empresa bons negócios e melhor rentabilidade.
O que é Capital Intelectual?
A aplicação do conhecimento vem impactando, sobremaneira, o valor das organizações, pois a materialização da utilização desse recurso, mais as tecnologias disponíveis e empregadas para atuar num ambiente globalizado, produzem benefícios intangíveis que agregam valor às mesmas.
Se já sabemos o que é capital e associarmos à palavra intelectual, podemos perceber que são recursos gerados pelas empresas através do intelecto das pessoas. Mas, a definição de Capital Intelectual abrange vários elementos intangíveis, além do próprio Capital Humano.
Para que exista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido precisamos de três fatores ocultos:
- Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa.
- Capital estrutural : inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados patentes, marcas registradas e tudo o mais que apóia a produtividade dos empregados.
- Capital de clientes : envolve o relacionamento com clientes e tudo o mais que agregue valor para os clientes da organização.
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